domingo, 16 de fevereiro de 2014

50 ANOS - EU FARIA TUDO DE NOVO

1964 - 2014


Há 50 anos, recebí minha convocação para apresentação na Marinha do Brasil. Havia sido aprovado no concurso de admissão para o Curso de Formação de Oficiais.

50 anos depois, tenho certeza de que não poderia ter escolhido outra carreira. A Marinha complementou o que meus pais me ensinaram: honra, orgulho, ética, moral, patriotismo, profissionalismo.

Durante 22 anos enverguei meu uniforme com muito orgulho, representando o Brasil em quase todos os mares do planeta. Navegando por regíões tórridas, com calor de 52°C, e em águas gélidas, com temperaturas de 35°C abaixo do zero.


Meses e meses longe da família. Sem folga nos fins de semana, sem feriado, sem Natal, sem aniversários, sem vida social. À disposição 24 horas por dia, 7 dias na semana.































Sim, eu faria tudo de novo. Naqueles 22 anos, o Brasil mereceu o meu sacrifício e o sacrifício da minha famíla.

Depois, mais 24 anos como executivo de grandes empresas de navegação.


No total foram 46 anos dedicados à profissão.


Com certeza, eu faria tudo de novo.

9 comentários:

  1. O senhor deve ter conhecido o meu avô, comandante formado pela primeira turma do ciaga. Formandos de 58, e ex diretor da empresa aliança antes de ter sido vendida. Comandante horst vollmers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Treex, eu conhecí o seu avô, o Comandante Horst Gunther Klaus Paul Vollmers, turma de 1958. Um grande profissional.

      Excluir
    2. Trabalhamos juntos de 1987 a 1989.

      Excluir
    3. Trabalhei com seu avô na Ishikawajima do Brasil. Sou Oficial Superior de Máquinas. Meu nome é Valter Martuscelli. Parabéns pela bela carreira.

      Excluir
  2. Sou Agente Federal e tive o prazer de trabalhar com o também Agente MARCOS NEZZI FERRAZ, filho do Comandante Ferra, que talvez o Sr. tenha conhecido, e, ando de moto BMW GS 1.200 e HD Fat Boy, que acabei de ler aqui no seu blog. Atenciosamente APF Julio César VENTURIM, Vitória-ES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Julio César. Sim, conheci o Comte. Ferraz. Obrigado por acompanhar o blog. Boas estradas!

      Excluir
  3. Wilson, que satisfação conhecer mais um formando da EFOMM/CIAGA que compartilha o orgulho e amor pela profssião e também a paixão pelo aeromodelismo! Estou na ACA/RJ com o ISAAC, outro grande aeromodelista e Chefe de Máquinas. Quem já cantou esta estrofe na Alegre sabe o que significa orgulho:
    SINGRAR O MAR, IMENSO E FASCINANTE
    ORIENTADO PELOS ASTROS DO UNIVERSO
    É O ESCOPO DOS ALUNOS DA MERCANTE
    PARA ELEVAR DO BRASIL O SEU PROGRESSO
    Grande abraço e parabéns pelo bolg!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado colega, uma alegria ler seu comentário. Obrigado. A propósito, o Isaac Gonçalves, além de colega e amigo há mais de 40 anos, foi meu instrutor em rádio-controle!

      Excluir