quinta-feira, 16 de abril de 2015

Lei dos Caminhoneiros – Nós pagamos a conta


Notícia veiculada na imprensa indica que a ANTT vai autorizar as concessionárias de rodovias federais a aumentar o valor das tarifas de pedágio, por conta da chamada “Lei dos Caminhoneiros”. 

O aumento deve entrar em vigor em até 90 dias.

O Festival de Besteira que Assola o País, obra prima de Sergio Porto (o Stanislaw Ponte Preta, falecido em 1968), recebeu uma contribuição importante com esta lei, como postei aqui.

Típico do governo mais medíocre da história republicana brasileira, esta lei contempla um absurdo horrendo  —  a permissão de carga além da capacidade do veículo e das rodovias (peso/eixo) —  além de isentar o veículo pelo pagamento do eixo que não estiver em contato com o solo, no momento em que passar pela cabine do pedágio.


Incapaz de apresentar uma agenda minimamente coerente para o modal, a reação inconsequente e incompetente do governo federal à paralização dos caminhoneiros foi conceder estes “privilégios”, como se o beneplácito fosse resolver os terríveis problemas estruturais da atividade.

Como isto infrige os termos dos contratos de concessão, o resultado não poderia ser outro: aumento na tarifa do pedágio, para todo mundo que trafega nas rodovias federais.

É justo?  É, com certeza. A sociedade sempre paga pelos desmandos dos governos que elege.

O transporte rodoviário de carga, um equívoco endêmico na logística nacional, continua a passos fortes no projeto de destruir o que resta da ínfima infraestrutura de transporte do país.

Com combustível subsidiado (quem usa álcool ou gasolina paga a diferença), o sistema de transporte mais oneroso que existe (tonelada/quilometro) vai continuar a causar acidentes graves e avariar a pavimentação das rodovias brasileiras.



E nós, como sempre, pagaremos a conta.

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