segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 3. Como Começar?


Antes de andar, devemos aprender a engatinhar.

Assume-se que nosso leitor(a) já seja motociclista habilitado e tenha pelo menos alguma experiência, ainda que só em perímetro urbano.

Não vamos entrar nos detalhes básicos da pilotagem, explicando cada um de seus componentes e a maneira correta de operá-los.


Vamos discutir, no lugar disto, os pre-requisitos mais importantes para uma pilotagem com excelência.

O que é mais importante? Bons pneus? Um motor potente? Freios ABS? Ainda que todos estes sejam elementos importantes para a segurança na pilotagem, mais importante de todos é o complexo sistema que está posicionado entre as suas orelhas: o seu cérebro.

Da mesma forma que você não deseja sair na estrada com pneus carecas ou com o motor vazando óleo, você não deve pilotar sua motocicleta se a sua mente não estiver em sintonia. E esta sintonia implica na combinação de estar preparado e conduzir o veículo com consciência.

É importante conhecer sua motocicleta e estar familiarizado com todos os comandos. Quando estiver na estrada, com certeza não é a hora de aprender a utilizá-los. O mesmo se aplica, é claro, para os acessórios, seja o rádio, o intercomunicador, o GPS ou os comandos de tração e de suspensão.

Você deve estar treinado na operação da sua motocicleta e saber exatamente como usar os acessórios que necessitará neste momento.

Assim, não programe uma viagem longa em uma motocicleta nova, que você não conheça bem. Comece aos poucos, com passeios mais curtos, de preferência em estradas de pouco movimento, onde você estará mais tranquilo para observar como a motocicleta se comporta nas várias situações. Um treinamento importante, nesta fase, é testar os freios, para ter certeza de que eles farão o serviço na hora em que forem mais necessários (discutiremos este ponto, mais tarde).

Treinamento é tudo, quando se opera um veículo ou uma máquina. Familiarizar-se com sua motocicleta é fundamental para permitir uma pilotagem com segurança.

Igualmente importante é eliminar ou minimizar qualquer fator que coloque em risco sua habilidade ao pilotar, incluindo aí sua capacidade de discernimento.

Álcool ou outras drogas podem afetar e reduzir sua capacidade de compreensão do perigo e de como reagir. Devem ser eliminadas completamente ao pilotar uma motocicleta.

Da mesma forma, outras situações podem afetar sua capacidade na condução de uma motocicleta, como fome, necessidade fisiológicas e fadiga.

A sonolência, muito comum nas tardes quentes de verão, é um fator que aumenta ainda mais os riscos de acidentes.

Estudos conduzidos por entidades internacionais de transporte concluíram que 20% do acidentes com qualquer veículo estão relacionados com fadiga do condutor.

Outros estudos indicam que 68% dos acidentes acontecem nos primeiros 12 minutos de uma viagem e que 57% em percursos de 10 quilômetros ou menos.

Estar mentalmente preparado é crucial para uma pilotagem segura. Portanto, evite trechos longos.
Conheça suas limitações e não as ultrapasse.

Excelência na pilotagem quer dizer:

  • Entender a importância de ter uma boa estratégia mental e habilidades na condução de sua motocicleta.
  • Saber que uma vantagem na redução dos riscos é ter uma atitude saudável e responsável sobre pilotagem com segurança.
  • Preparar-se mentalmente para cada trecho da viagem ou passeio.

4 comentários:

  1. Wilson, vi que você trouxe dos EUA um adorno para a placa da sua HD. Será que posso trazer um par de ponteiras Screaming Eagle p minha Fat Boy na bagagem? É a 1ª vez que viajo p lá . Alguns falam que pode outros que não . Acompanho todos os seus artigos do blog. Valeu !!!

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    1. Celso, obrigado por nos acompanhar.
      De acordo com a legislação em vigor, é proibido trazer na bagagem acompanhada peças para motocicletas. Não há nenhum restrição a acessórios. Abraços.

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  2. Wilson, desculpe mas não ficou claro p mim. Como a ponteira aparece no catálogo de acessórios da HD ele é peça ou acessório ? Grato pela resposta anterior. Para você que já morou aqui no RJ tá quennnnte !!!!

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    1. No meu entender é acessório, pois não faz parte do equipamento original instalado pela fábrica. Não me acostumo mais com o calor do Rio. Por isso é que moro no sul!

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