quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 1. Enfrentando o Desafio


Excelência: Substantivo feminino. 1. Qualidade de excelente; primazia.
                     Por excelência. 
No grau mais alto; com primazia; acima de tudo.
Pilotar com excelência: conduzir o veículo (motocicleta, avião, navio, automóvel, etc.) com habilidade e destreza, utilizando todos os recursos e conhecimentos disponíveis para um percurso seguro e eficiente.

Com estes conceitos em mente, estou postando uma série de artigos destinados a ajudar àqueles que se interessam por motociclismo com segurança, a alcançar a Excelência na Pilotagem.

Enfrentando o Desafio


Como com qualquer veículo em movimento, motociclismo involve risco, mas o risco pode ser controlado com habilidade,  destreza, preparo físico e processo mental desenvolvido para a atividade.

Para melhorar a habilidade e a destreza, é fundamental conhecer as características de uma motocicleta. O piloto (e o/a garupa) é fisicamente vulnerável. O percentual de ferimentos e morte em acidentes com motocicletas é muito maior do que com acidentes com automóveis.

Nos automóveis, muitos dos ferimentos e até a morte são evitáveis com o uso de equipamentos de segurança (cintos e “air bags"), atenção na direção, dirigir sem influência de drogas ou alcoól e observância da sinalização e leis de trânsito.

Da mesma maneira, muitos ferimentos e mortes no motociclismo podem ser evitados com treinamento, equipamento correto e sobriedade.

Básicamente a possibilidade de consequências físicas num acidente de motocicleta pode ser grandemente reduzida se o piloto (e o/a garupa) estiverem usando equipamente de segurança como capacete aprovado, proteção para os olhos, jaqueta e calças resistentes à abrasão, luvas e botas adequadas.

Motociclista bem equipado: capacete integral, luvas, botas, roupas resistentes à abrasão.
Mas mesmo com o equipamento  adequado, a capacidade de julgamento do piloto e sua atitude são os fatores críticos mais importantes para evitar um acidente. Erro do piloto é o fator preponderante na maioria dos acidentes sem envolvimento de terceiros. 

Pode-se evitar acidentes ou minimizar as consequências, se o piloto aplicar uma boa estratégia mental ou souber a técnica apropriada de desviar e de frear. Estes são comportamentos que podem ser aprendidos - habilidades que podem ser adquiridas com treinamento e com prática.

Outro fator importante a se considerar é a baixa visibilidade de uma motocicleta. Na maioria dos acidentes com outros veículos, especialmente quando o outro veículo atravessa na frente da motocicleta, motoristas sempre dizem que "não viram a motocicleta," o que pode ser verdade, sem dúvida. Em outros casos, eles conseguem enxergar a motocicleta mas calculam mal sua velocidade e distância. Quando mais visível a motocicleta e seus ocupantes estiverem, maior a possibilidade de serem vistos e menor a chance de se envolverem em acidentes com outros veículos.

Treinamento é muito importante. O que se aprende nas Auto Escolas é o mínimo necessário para ser aprovado no teste do Detran. Não se aprende a pilotar ali. Além do fato de que pilotar uma motoneta ou motocicleta de 100 kg em ruas da cidade, com velocidade máxima de 50 km/h é muito diferente de estar numa rodovia, com uma motocicleta de 300 kg ou mais, rodando a 100 km/h!

Um comentário:

  1. Excelente matéria . Ler sobre segurança nunca é demais . Pena que muitos não praticam . O que vejo de motociclista já cascudo de estrada que usam capacetes inadequados apenas para não serem multados, não são poucos. Espero que muitos leiam esta matéria . Abraço!

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