sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ultra Limited 2014 - Sistema de Freio Traseiro - Inspeção nos tubos hidráulicos


A Harley-Davidson iniciou uma recall voluntário, com o intuito de inspecionar e substituir, se for o caso, os tubos que levam o fluído hidráulico para o sistema de freio traseiro nas motocicletas Touring.
Veja postagem aqui.

A minha Ultra Limited está na lista das unidades a serem inspecionadas, conforme divulgado pela Floripa Harley-Davidson.

A concessionária havia agendado a inspeção da minha Pérola Negra para esta quarta-feira, mas devido às fortes chuvas, solicitei o reagendamento  para a próxima semana.

Entretanto, depois de ler mais sobre o assunto nos fóruns dos EUA, resolvi fazer eu mesmo a inspeção.
Não é difícil, se você tem as ferramentas corretas.

A primeira providência é retirar o banco e ter acesso aos parafusos que prendem o tanque ao chassis, próximo da bateria. São três parafusos, como indicado na imagem (o parafuso central já retirado):


Depois, é necessário soltar dos dois parafusos - um de cada lado - que prendem o tanque ao chassis, próximo do garfo dianteiro:


Estes parafusos estão atarraxados com um torque bastante elevado. Por isso é necessário cuidado durante o esforço para desapertá-los e evitar arranhar o tanque.

Depois de retirados os cinco parafusos, o tanque deve ser levantado, com cuidado, e apoiado mais para a esquerda do chassis. Ajuda se o tanque não estiver totalmente cheio, pois estará pesando quase 25 kg (combustível + peso do tanque). O meu estava com 1/4 de gasolina.

Assim estavam os tubos na minha Pérola Negra ( desculpe a poeira debaixo do banco e do tanque - limpei tudo depois!):

Tubos na parte dianteira, devidamente colocados nas caneletas.
Tubos na parte traseira, debaixo da presilha.
Tubos na parte central, debaixo da presilha.
Tubos na parte central, debaixo da presilha e presos com abraçadeira plástica .
Não havia, tampouco, qualquer marca de fricção dos tubos com qualquer parte do tanque ou do chassis, indicando que foram instalados da maneira correta.

De acordo com a recomendação encontrada nos vários fóruns pesquisados, resolvi aplicar mais duas abraçadeiras plásticas nos tubos:

Coloquei mais uma abraçadeira plástica aqui . . .
. . . e aqui.
Depois de fazer um limpeza geral na área, recoloquei o tanque no seu devido lugar, aplicando os parafusos.

Como não tenho torquímetro, sempre aplico uma gota de Trava Roscas Loctite 242 (médio) nos parafusos, para ter certeza de que não ficarão soltos com a vibração.


Não se esqueça de colocar a proteção sobre os parafusos da parte dianteira do tanque, que ficam expostos, certificando-se de que foram colocadas devidamente.


Boas estradas e lembre-se: pilote sempre com segurança.

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