sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TCU - Irregularidades na Autopista Litoral Sul - BR-101


Documento do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado ontem,  descreve uma série irregularidades por parte da Autopista Litoral Sul, concessionária da BR-101, no trecho entre Curitiba, PR e Palhoça, SC ( região metropolitana de Florianópolis). 

O acórdão do TCU apontou que a situação é facilitada pela omissão na fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).


O TCU determina que a Autopista Litoral Sul deixe de colocar o contorno viário de Florianópolis na relação de custos, que retire das planilhas as obras executadas pelo governo federal e sejam canceladas as duplicidades de lançamentos de gastos em serviços nas vias marginais da BR-101.

O texto garante que o contorno de Florianópolis deve ter no mínimo 47 quilômetros e que precisa ser construído até fevereiro de 2015. Atrasos só podem ser tolerados em caso de aumento na extensão do contorno.

Congestionamento na BR-101, na região metropolitana de Florianópolis.
Se a determinação não for cumprida pode ocorrer a rescisão da concessão. O TCU citou que há demora nas obras e pede que a ANTT amplie a fiscalização e "exige da concessionária a apresentação de relatórios de planejamento detalhados".

O cidadão brasileiro que já carrega uma das mais elevadas cargas tributárias do mundo, paga pedágio para transitar por rodovias que deviam ser mantidas com recursos dos impostos pagos. 

E o governo, como sempre ineficiente e corrupto, gerencia mal as concessões. 

E sempre debita ao cidadão a maior responsabilidade pelos acidentes que ocorrem nas estradas mal planejadas, mal construídas e péssimamente conservadas.

Um comentário:

  1. O trecho da BR 101 entre Florianópolis e Curitiba está um horror. Congestionamentos e mais congestionamentos por conta de intermináveis reparos. Até quando?

    ResponderExcluir