terça-feira, 13 de dezembro de 2011

13 de Dezembro - Dia do Marinheiro



Comemora-se hoje o Dia do Marinheiro. 

Esta data foi escolhida em 1925 pelo então Ministério da Marinha, em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, nascido nesse dia em 1807, na cidade de Rio Grande, RS.
Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré

A homenagem à Tamandaré é muito significativa, pois ter dedicado toda sua vida à Marinha e é um exemplo para todos os marinheiros. Ingressou na Marinha durante a Guerra da Independência, aos quinze anos de idade. Durante a Guerra Cisplatina ficou conhecido por seus atos de bravura. Aos dezoito anos, assumiu o comando de um navio, a Escuna Constança, e depois, no comando da Escuna Bela Maria, distinguiu-se por sua coragem e cavalheirismo. Destacou-se durante toda a carreira, em missões difíceis e importantes. Como Oficial General, comandou as ações no Uruguai, em 1864, e foi o Comandante-em-Chefe da Força Naval Brasileira em Operações de Guerra contra o Paraguai, no período de 1865 e 1866.

Tamandaré viveu em uma época muito importante para a formação do Brasil. Assistiu a colônia se tornar Reino Unido, depois Império e, mais tarde, República. Participou de 4 guerras e contribuiu para evitar a desagregação do território brasileiro. O Almirante Tamandaré morreu no Rio de Janeiro no dia 20 de Março de 1897. Despido de qualquer vaidade, determinou em seu testamento que seu sepultamento fosse feito sem honras de qualquer espécie, mesmo as militares a que tinha direito. E que na sua lápide fosse escrito, somente: "Aqui Jaz o Velho Marinheiro". 

Seguindo o exemplo de seu patrono, os marinheiros brasileiros, tripulando os navios de guerra e mercante, sempre se destacaram por sua coragem e patriotismo. Durantes todos os conflitos armados em que o Brasil se envolveu, continuaram seu árduo trabalho no mar, apesar dos perigos enfrentados.
Navio Porta-Containers "Aliança Manaus", em operação na  costa brasileira.

Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), dos 2.043 brasileiros mortos em ação, 1.074 eram da Marinha Mercante e 486 da Marinha de Guerra. 32 navios mercantes e 2 navios de guerra brasileiros foram afundados por ação do inimigo, durante o conflito.

Navio de Apoio a Plataforma "CBO Chiara", em operação na área de
 produção de petróleo em águas profundas, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Em nenhum momento os navios mercantes brasileiros deixaram de navegar, transportando as riquezas que o Brasil exportava para os Aliados e trazendo as mercadorias que nosso país necessitava. 

Corveta "Barroso"
Corveta brasileira, atacando um submarino inimigo no
 litoral brasileiro, durante a Segunda Guerra Mundial

A Marinha de Guerra garantiu a segurança da navegação no Atlântico Sul, protegendo os navios aliados e combatendo os submarinos inimigos que atacaram nossa Marinha Mercante. Um total de 10 submarinos alemães e 1 submarino italiano foram afundados na costa brasileira durante o conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário