segunda-feira, 19 de julho de 2010

Coast-to-Coast - New York a Los Angeles - De Gallup, NM a Cortez, CO

Hoje a programação estava mais tranquila, já que o trecho que tínhamos de pilotar estáva previsto em apenas 265 Km. No fim do dia, foram 280 km rodados.
Saímos de Gallup por volta das 08:00 horas, seguindo para o norte na US 491 até Shiprock, NM.
À medida que nos afastávamos de Gallup e entrávamos no deserto do Novo México, a paisagem mudava, com o terreno mostrando-se árido, com muito pouca vegetação. O calor, no verão é muito forte levando-nos a perguntar como se consegue viver alí durante esta parte do ano.
Ao chegarmos em Shiprocks, viramos para o oeste na US 64 e fizemos meio círculo, passando pelo Four Corners (encontro dos Estados de Colorado, Utah, Arizona e New Mexico) e seguindo pela US 160 até Cortez.
A maioria da população no deserto do New Mexico é constituída de nativo-americanos da Nação Navajo, cuja Reserva ocupa parte dos Estados do New Mexico, norte do Arizona e sul de Utah. A grande maioria deles vive na pobreza (padrão EUA), com renda anual média, por família, em torno de US$ 22.000. A economia da região é basicamente pecuária, artesanato e um pouco de agricultura de sobrevivência.
Mas, ao cruzarmos a divisa com o Colorado, tanto a paisagem como as comunidades indígenas mudam claramente, com mais verde e uma economia mais desenvolvida.
A cidade de Cortez, Colorado, está a 1.890 metros acima do nível do mar. Toda a região fica coberta por neve e gelo durante o inverno, havendo inclusive algumas estações de esquí, na região.
Veja todas as fotos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário